Telas - Peneiras - Filtros

Tegape

Blog

29/04/2019

Tecnologia dos Materiais - Reforço de pisos e paredes

 
Retrabalhos geram custos adicionais e uma enorme perda de tempo.
 
Reforçar paredes, contrapisos, impermeabilizações e pintura com telas técnicas, evita trincas, rachaduras e retrações nas superfícies. As telas sintéticas de reforço são resistentes, mais leves, duráveis e fáceis de manusear quando comparadas as telas metálicas.
 

Produtos mais tecnológicos

 
A construção civil evolui em tecnologia e o avanço na qualidade dos materiais são um grande diferencial a cada ano que passa. 
 
A exposição Bauma em Munique na Alemanha, acontece a cada 3 anos e é expoente ao apresentar novas tecnologias para a construção. Em abril de 2019, foram apresentados produtos invadores que tinham como objetivo serem mais fortes, leves e duráveis.
 
Um exemplo de inovação é o “C³ Carbon Concrete Composite”. Seu objetivo é trocar 20% do concreto armado por concreto carbônico. O aço que é um material pesado, corrosivo e portanto vulnerável foi substituído pelo carbono que é mais leve e mais sólido.
 
© BAU GmbH & Co.KG, Mannheim
 
  Na feira a Dreßler Bau de Stockstadt apresentou o primeiro edifício do mundo com uma fachada de sanduíche de "C³ Carbon Concrete Composite e reforço de tela". 
 
  Neste empreendimento, as paredes externas são finas e contém apenas duas toneladas de telas de fibra de vidro resistentes a álcalis, enquanto que uma fachada de concreto armado exigiria quase oito toneladas de aço.
 
  A diminuição do peso impactou economicamente a obra, desde a fundação até o transporte dos materiais.
 
 
 
 
A substituição das telas metálicas por telas sintéticas mais fortes, leves, duráveis e fáceis de manusear são uma tendência mundial. Por isso a Tegape investiu em materiais mais tecnológicos que geram economia e agilizam a obra quando o quesito é facilidade na instalação. 
 

Reforço da argamassa (paredes de tijolos, concreto e alvenaria estrutural)

 

Muitas das patologias relacionadas a obra estão ligadas a rachaduras e trincas no reboco ou na pintura. 
 
A prevenção de patologias durante a execução do reboco é uma maneira inteligente de evitar gastos desnecessários. É por isso que engenheiros estruturais, especificam a tela para reforço da argamassa em:
 
- fachadas de edifícios; 
- ambientes internos em edifícios com altura superior a quatro andares, principalmente no térreo e último andar, que sobrem com a ação dos esforços e intempéries;.
- vãos de portas e janelas para evitar as trincas "tipo bigode" e o descolamento do revestimento externo. 
 
As telas sintéticas apresentam muitos benefícios quando comparadas as telas metálicas. Engana-se quem pensa que elas são frágeis.
 
As telas de fibra de vidro e das telas de PEAD possuem elevada capacidade de carga a tração e flexão devido à alta resistência de ruptura e baixíssima porcentagem de alongamento.
 
A facilidade de manuseio é mais um diferencial desse material, sendo de fácil transporte, corte e aplicação (maleabilidade e versatilidade). Não necessita de ferramentas especiais para seu manuseio, somente luvas de proteção.
 

Reforço do contrapiso (pisos)

 

O contrapiso tem como função corrigir as imperfeições da superfície do concreto e quando possuir mais de 25 mm deve ser reforçado uma tela que deve ser incorporada na metade da espessura da camada. 
 
As telas de fibra de vidro álcali resistentes substituem as telas metálicas e não deixam a desejar no quesito resistência a tração. Além disso são menos espessas exigindo uma camada menor de argamassa para sua cobertura. 
 
As aberturas indicadas para essa aplicação são de 10 mm x 10 mm para as telas de fibra de vidro e 25 mm x 25 mm e 50 mm x 50 mm para as telas de PEAD
 
 

Reforço da pintura (paredes de alvenaria e drywall)

 

A tela anti trinca conhecida mundialmente como Crakgon reforça a pasta de tinta e tem como objetivo prevenir as rachaduras ocasionadas pela diferença térmica e maus tratos.
 
Além disso, oferecem uma barreira de proteção impermeável, altamente resistente à abrasão, higiênica e duradoura e ainda permitem que a parede respire.
 
É muito utilizada para prevenir retrabalhos e restaurar áreas com patologias pois fortalece e proteje as superfícies.

A Tegape trouxe para o Brasil, o Tecido Decorativo de Fibra de Vidro. Ele é mundialmente conhecido e utilizado para reforçar superfícies secas (drywall).

Em países onde as paredes secas já substituíram em 70% as paredes de tijolos, aplica-se o Tecido Decorativo de Fibra de Vidro em áreas onde exista alto tráfego de pessoas, como escolas, hotéis, escritórios e locais públicos. Ele é aplicado como um papel de parede e sua resistência a tração e perfuração é alta, reduzindo a periodicidade nas manutenções das superfícies. 

 

Reforço em paredes secas (base coat)

 

As placas de revestimento (placas cimnetícias) servem apenas de substrato e necessitam de acabamento final. 
 
Em obras de steel frame, wood frame, drywall, e revestimentos de XPS ou EPS,  a tela de fibra de vidro é utilizada para estruturar a argamassa que cobre as placas formando o base coat ou estuque.

 

Ver Mapa

Receba nossas novidades


As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.