Telas - Peneiras - Filtros

Tegape

Blog

06/08/2019

NR-18: Onde se aplica, para que serve, quais telas são usadas?

O que é a NR-18?

A NR-18 (norma regulamentadora número 18) trata da segurança no trabalho no âmbito da construção civil. É importante notar que ela não se aplica apenas à construção civil, mas também à demolição, reparo, pintura, limpeza, manutenção de edifícios, urbanização e paisagismo.

Esta lista de normas serve para garantir a segurança dos empregados que trabalham em situação de construção, assim como aqueles que transitam na região.

Enquanto a norma trata de todo o âmbito da construção civil, desde as áreas de vivência, passando pelo treinamento e indo até comissões internas de prevenção de acidentes (CIPAs), este texto irá tratar especificamente dos usos de telas de acordo com a NR-18.

Quais telas se aplicam à NR-18?

Um bocado delas! A norma regulamentadora 18 trata de segurança, e diversas telas são necessárias para garantir que nada – nem ninguém – irá cair de uma altura elevada. As principais telas usadas na construção civil, em acordo com a NR-18, são as seguintes:

Tapume

A tela tapume é usada principalmente para demarcação. O artigo 18.30 trata dos tapumes e diz que é essencial que a obra seja demarcada por eles, para impedir que pessoas estranhas ao serviço entrem na região, já que isso pode resultar em acidentes perigosos.

Os tapumes sinalizam com clareza que uma obra está em progresso em uma certa área e mantém transeuntes, mesmo os mais desatentos, afastados.

Super tapume

O super tapume é uma versão mais resistente da tela tapume, também sendo reutilizável. Além de trazer toda a vantagem sinalizadora da primeira versão, este produto pode ser usado como guarda-corpo, impedindo quedas, reduz a produção de plásticos por ser reutilizável e é mais econômica pelo mesmo motivo.

Tela fachadeira

A tela fachadeira é obrigatória quando a construção é feita em alinhamento com o terreno. Ela cobre o prédio inteiro e sua principal função é impedir que ferramentas caiam na calçada ou na rua, com a possibilidade de atingir alguém. Também servem como uma segurança extra para caso alguma pessoa caia, mas esta não é sua principal função, já que as normas também exigem o guarda-corpo para que isso não aconteça.

Guarda-corpo

O guarda-corpo pode ser feito de diversos materiais. Tanto a tela de segurança guarda-corpo quanto o já mencionado super tapume são opções. É necessário para garantir que um escorregão ou desequilíbrio não cause uma queda fatal de um lugar alto.

Onde usar as telas de acordo com a NR-18?

A utilização das telas para o cumprimento da NR-18 abrange diversas áreas de uma construção. Entre elas:

Andaimes

Os andaimes precisam ser protegidos por guarda-corpo em todo seu perímetro, com exceção daquele que fica voltado para a obra, já que os trabalhadores precisam trabalhar nela.

Caso haja um desequilíbrio, o empregado fica seguro e pode se apoiar no guarda corpo para não cair.

Gruas

Da mesma forma que andaimes, gruas exigem o guarda-corpo para impedir quedas.

Sinalização

As telas tapume são usadas para sinalização. Elas podem ser colocadas nos arredores das construções e até mesmo dentro delas, para sinalizar buracos ou objetos que possam ser um risco para alguém.

Construções altas

As construções altas exigem o uso de guarda-corpo e telas fachadeiras para impedir quedas fatais. É uma parte essencial da norma e seu descumprimento pode custar vidas.

Perigo de queda de ferramentas

Quando existe o risco de que ferramentas caiam na calçada ou na rua, é importante que a tela fachadeira esteja no lugar. Ela impede que as ferramentas ou qualquer outro objeto atinja um pedestre ou um veículo, mantendo o que quer que seja na tela, garantindo a segurança de todos.

Ver Mapa

Receba nossas novidades


As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.