Telas - Peneiras - Filtros

Tegape

Blog

08/08/2019

Steel frame (drywall) x Alvenaria: Desperdício

Existem diferenças fundamentais entre os sistemas de construção steel frame e alvenaria. A alvenaria é particularmente popular no Brasil e existe resistência para a troca. Um dos principais motivos disso é o fato de que a construção com steel frame exige uma mão de obra especializada, treinada. Por isso, a oferta não consegue acompanhar a demanda da construção civil, que é enorme.

Por outro lado, a alvenaria é praticada por inúmeras pessoas. Estima-se que mais de 90% dos pedreiros são contratados informalmente, o que significa que não é possível saber que tipo de treinamento existiu — se é que existiu algum. Mas isso acontece porque a demanda pela profissão é extremamente elevada e ela pode ser aprendida sem esse treinamento, apesar dos riscos que isso cria.

Entretanto, apesar da grande popularidade da alvenaria em relação ao steel frame, existem vantagens em adotar a chamada construção seca. Uma delas é evitar o desperdício.

Desperdício

Existem inúmeros fatores de desperdício em uma obra de alvenaria. Evitar desperdícios é vantajoso tanto para o bolso quanto para o meio-ambiente, já que assim menos material precisa ser extraído da natureza e menos lixo precisa ser descartado.

Alguns dos fatores de desperdício são os seguintes:

Hidráulica e elétrica

Na obra de alvenaria, uma parede é construída com tijolos e cimento. Depois disso o sistema hidráulico e elétrico precisa ser instalado por dentro das paredes. Como fazer isso?

Quebrando.

Para realizar a instalação destes sistemas é preciso quebrar os locais das paredes onde eles serão posicionados e então realizar o retrabalho de cobrir a região novamente com cimento. Isso faz com que mais material tenha de ser comprado para a obra, além de aumentar a produção de lixo.

Planejamento

O planejamento da obra de alvenaria é realizado, mas não é possível escapar de todos os imprevistos. Uma chuva no momento errado, uma parede torta ou a necessidade de adições pode modificar todo o plano.

É frequente a compra de materiais extras para se proteger destes imprevistos, e às vezes ainda mais pode ser necessário.

No sistema steel frame, tudo é fabricado de maneira industrializada e milimetricamente planejada. Os erros são raros e muito mais fáceis e econômicos de consertar.

Mão de obra

A mão de obra do drywall é especializada. Profissionais fabricam e instalam tudo, deixando poucos ou nenhum erro e fácil conserto caso necessário. O desperdício é mínimo, quando existe.

Retrabalho

As placas de drywall são fabricadas de maneira industrial e padronizada, assim como as estruturas de aço do steel frame, onde as placas são instaladas. Não existe erro nessa parte. As placas se encaixam perfeitamente onde devem, não ficam tortas e o retrabalho é reduzido ao mínimo.

Além disso, a hidráulica e elétrica passa por espaço planejado para ela, que não exige quebras desnecessárias, no caso de haver necessidade, o corte é prático, não faz sujeira e não compromete a estética da obra.

Tempo

Steel frame é uma obra rápida e prática. Devido à mão de obra especializada, o planejamento adequado e a industrialização, tudo fica mais acelerado e sua obra pode ficar pronta em menos da metade do tempo quando comparada com uma obra de alvenaria.

_________________________________________________________________________________________________

O desperdício é um grande problema das obras de alvenaria. Economizar tanto seu dinheiro quanto o meio-ambiente é importantíssimo, e as obras em drywall e steel frame são indicadas para isso!

Ver Mapa

Receba nossas novidades


As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.