Telas - Peneiras - Filtros

Tegape

Blog

11/06/2019

4º Congresso Latino Americano de Steel Frame

A Tegape foi e conta o que viu

 
A TEGAPE esteve no 4º Congresso Latino Americano de Steel Frame e traz para você uma visão das palestras e novidades referentes ao sistema.
 
"Você faz parte da inovação" foi a frase de expressão e pano de fundo para toda a feira. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Os dias 28 e 29 de maio trouxeram palestras técnicas, workshops e visitação na área de exposição de fornecedores. Esse ano, o Congresso contou com palestrantes do Chile, Colômbia, EUA, Peru, Austrália, México e Uruguai além dos palestrantes brasileiros que atualmente estão muito envolvidos com o crescimento desta tecnologia construtiva e com norma brasileira de steel frame que está em processo de elaboração.
 
Fazendo referência ao processo construtivo com um todo, as palestras trouxeram à luz informações para toda a cadeia produtiva. Envolveram assuntos que iam desde a arquitetura voltada para o steel frame, passando por demonstrações de melhores práticas construtivas, racionalização e industrialização do sistema até soluções relacionadas a materiais e novas tecnologias.
 
Tecnologia dos materiais
 
Foram apresentadas obras brasileiras e mundiais onde a arquitetura explora as características do sistema, com soluções criativas e materiais diferenciados aferindo identidade ao projeto.
 
Construções secas em outros países possuem soluções de acabamento que vão além do base coat. Foram apresentados diversos materiais, contendo soluções para o acabamento final das placas, que atualmente é a maior reclamação de quem trabalha com o sistema.
 
Vê-se a utilização de placas cimentícias em fachadas sem nenhum tipo de acabamento dando ao projeto uma característica brutalista e bem atual. Também foram apresentadas soluções com juntas metálicas entre as placas formando desenhos geométricos. Essas técnicas substituem a pintura e aumentam a gama de possibilidades de acabamento.
 
A Fórmica foi um dos destaques da feira, pois essa centenária marca, além de apresentar laminados para a marcenaria, possui uma linha de revestimentos laminados para serem aplicados na construção seca.
 
O sucesso com novos produtos depende da correta especificação do material e da instalação que deve seguir a risca as instruções do manual que vão desde o armazenamento na obra, parafusamento e acabamento final.

 
As tecnologia que envolvem as massas de acabamento reforçadas com telas também foram um destaque do Congresso. Viu-se diferentes composições de base coat para diversas situações, sempre com o reforço da telas de fibra de vidro. Para cada tipo de massa, existe um tipo específico de tela. Quanto mais viscosa, dura ou grossa for a massa, mas resistente e aberta tem que ser a malha.
 
A TEGAPE trabalha com uma linha completa de telas de fibra de vidro para reforço de massas, argamassas e contrapiso e estava presente na feira em conjunto com empresas fornecedoras de massas (argamassas e impermeabilização). As aberturas das telas da TEGAPE vão desde 2 mm x 2 mm até 10 mm x 10 mm com diversas larguras e comprimentos.
 
Softwares, tecnologias e cursos
 

Pela quantidade de escolas de treinamento e softwares de desenho presentes no Congresso ficou claro que o sistema carece de profissionais qualificados, bons especificadores, e que o cenário está mudando.
 
Muitas instituições estão interessadas em treinar, desde mão de obra até projetistas estruturais para alavancar o sistema no Brasil. Inclusive foi apresentado um software gratuito que desenha a estrutura de steel frame e que pode ser utilizado por arquitetos, engenheiros, e projetistas estruturais.
 
Norma Brasileira de Steel Frame
 
A conclusão da Norma Brasileira de Steel Frame será um divisor de águas e que sua implementação será um marco para a construção seca no Brasil. As reuniões acontecem em São Paulo na sede da ABCEM-Associação Brasileira da Construção Metálica e está em processo de finalização.
 
As vantagens do sistema são inúmeras, muito expressivas e apresentadas de forma a estimular o empreendedorismo em Light Steel Frame. Além das facilidades, as patologias e dificuldades foram expostas e as solução está sempre vinculada às normas. Depois da estrutura, a maior preocupação quanto ao sistema refere-se a vedação externa, sua garantia e vida útil.
 
Em todas as abordagens notou-se a preocupação dos palestrantes e fornecedores com relação a segurança (contra incêndio), habitabilidade, (estanqueidade, desempenho térmico e acústico) e sustentabilidade (durabilidade e manutenabilidade). As soluções apresentadas estão sempre vinculadas, atualmente, à NBR 15575 e as Normas específicas de materiais. Como a norma das placas cimentícias (NBR 14598), as do Drywall (https://drywall.org.br/normas-tecnicas-abnt/) e tantas outras.
 
A Tegape entende que as soluções tecnológicas para a construção civil são bem vindas para o país e, dentro do seu ramo que é telas, fitas e tecidos, estará sempre na vanguarda buscando para o público brasileiro produtos com alta tecnologia acessíveis.

Ver Mapa

Receba nossas novidades


As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.