Telas - Peneiras - Filtros

Tegape

Blog

27/06/2019

Sua vida está intimamente ligada às telas técnicas

Os alimentos e as telas

Estima-se que, na safra 2018/2019, o Brasil produziu em torno de 14,3 milhões de toneladas de soja. Mais de 1/3 da produção mundial do grão acontece aqui e o número de exportações também é extremamente alto. Mais de 70 milhões dessas toneladas serão consumidas fora do país. Nós somos o maior exportador de soja do planeta.

O milho também é grande por aqui. O Brasil é o segundo maior exportador de milho, com mais de 30 milhões de toneladas exportadas por ano. O milho e a soja são muito importantes para a economia do Brasil e do mundo.

Só no processamento desses dois grãos, tem-se uma diversidade enorme de telas.

Para garantir a qualidade da produção, diversos processos são aplicados aos grãos de milho e soja. Um dos primeiros é a peneiração, que separa materiais sólidos que possam estar misturados aos grãos, além de remover aqueles com tamanhos fora do padrão.

Para isso, peneiras específicas são utilizadas. A abertura da tela e o material utilizado para a confecção das peneiras faz toda a diferença, já que cada tipo diferente de grão tem um padrão de tamanho.

Outros processos também são muito importantes, especialmente considerando as diferentes aplicações. O milho, por exemplo, é um cereal usado para muitas, muitas coisas. De cara você deve lembrar do milho cozido, saindo quentinho da panela de pressão, ou da pipoca estourando na panela. Lembra do amido de milho? Vários tipos de bolos dependem desse produto. Aquela bolacha recheada que você come? Tem milho. A ração do seu cachorro? Também, milho. Sabe o pedaço de carne do churrasco? Não, ela não é feita de milho… Mas a ração que o boi comeu era. A do frango também. E isso são só os alimentos. Fogos de artifício, antibióticos, sabão, tinta, polidor de sapatos, cola, tinta para cabelo, detergente, plásticos, tecidos… Muita coisa é feita de milho.

A maior parte destes produtos (tanto os alimentícios quanto os outros) exigem um processamento do milho, o que frequentemente começa com a transformação da planta em amido.

Para garantir que o amido vai estar bem sequinho, são realizados procedimentos de secagem, filtragem, além de outros tipos de peneiração, específicos para estes procedimentos.

As telas e a indústria

Você sabe que os grãos estão em toda parte. Afinal, boa parte de seu alimento vem deles. Agora você também sabe que eles estão presentes em mais produtos do que poderia imaginar — como o milho nos fogos de artifício. O que pode ser um pouco mais difícil de notar é quanta diferença as telas fazem em sua vida.

Os processos industriais mais variados dependem destes produtos que não estão diretamente em sua cozinha, mas são essenciais para que quase tudo que está nela chegue da maneira adequada. Sem falar daquilo que não é comida, já que sem processos de filtração, separação e classificação não teríamos a produção açúcar, bebidas, plásticos, minérios, cosméticos, remédios, borracha, tintas, vidros, cimento e muito mais.

Tecnologia Tegape

A tecnologia na fabricação das peneiras e filtros depende diretamente da qualidade dos materiais e precisão dimensional das telas. Uma tela de má qualidade ocasiona manutenções desnecessárias nos processos, que geralmente são automatizados, aumentando o tempo de operação da máquina gerando desgastes.

Além de influenciar os processos como um todo, as telas influenciam na qualidade final do produto. Por esse motivo, a Tegape investe em tecnologia, maquinários para a confecção de telas cada vez mais modernos e quando não produz, importa de fabricantes renomados mundialmente. Atualmente possui duas unidades fabris com sistema de gestão ambiental certificado conforme requisitos da norma ISO 9001, pelo organismo BRTÜV Avaliações de Qualidade Ltda.

Para trabalhar com telas, precisamos pensar em todos. Em quem fabrica, quem consome e no meio ambiente.

 

Ver Mapa

Receba nossas novidades


As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.