Telas - Peneiras - Filtros

Tegape

Blog

12/07/2019

Para que servem os filtros manga?

Pó. Substantivo masculino. Qualquer substância sólida e seca reduzida a partículas tenuíssimas. O pó é algo que todos conhecem e, na indústria — muitas delas —, é extremamente comum. Ele pode ser feito de inúmeros materiais e quando inalado, pode causar sérios problemas no corpo humano. Ao escapar para o meio-ambiente, também pode poluir e causar mais problemas.

Os filtros manga, que recebem seu nome por causa do formato alongado, são usados para impedir que isso aconteça. Eles servem para a captação de pó, impedindo que este material vá para o meio-ambiente ou que fique espalhado dentro das fábricas.

Em que áreas e setores são usados?

Basicamente todos os setores industriais exigem o filtro manga para a captação de pó. Muitas linhas de produção produzem partículas. No setor alimentício, só como exemplo, a produção de farinha suspende poeira de trigo por todo o chão da fábrica. A moagem de grãos também produz estas partículas.

A indústria de mineração e química produzem muito pó que precisa ser contido. A maior parte do pó do setor alimentício é biodegradável, mas o que é produzido pela mineração e na produção de produtos químocos costumam ser mineral e podem ser muito perigosos, tanto para o meio-ambiente quanto para os pulmões dos trabalhadores.

Do que são feitos?

Os tecidos técnicos (feitos com especificações bem controladas) usados nos filtros manga podem ser feitos dos mais diversos materiais, que variam dependendo da composição das partículas a serem filtradas. Podem ser usados polipropileno, acrílico, nomex, entre outros. Entretanto, para a grande maioria dos casos, o feltro de poliéster é o utilizado.

O feltro não pode ser reutilizado, mas é extremamente eficiente para a contenção das partículas de pó.

Outro tipo de filtro manga que também é utilizado é a manga de ligação, frequentemente utilizada na peneiração para a contenção de partículas que passam pela seleção. Estas não são feitas em feltro, mas em tecido — o material mais comumente usado aqui também é o poliéster. Nesse caso, o tecido pode ser lavado e reutilizado.

A escolha do material e tipo de filtro dependem da setor e de qual material será contido pela manga. Existem diversas variações de material para material. A gramatura, os acabamentos e a permeabilidade são alguns dos fatores que mudam de um para o outro. Entre em contato e faça um orçamento!

Ver Mapa

Receba nossas novidades


As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.