Telas - Peneiras - Filtros

Tegape

Blog

18/07/2019

Telas de aço inox: função, como funciona, tipos

As telas de aço inox estão em todo lugar da indústria, e fora dela também. Você pode encontrá-las nas cozinhas residenciais e industriais. Elas estão presentes na produção de chocolate e de petróleo. As telas de aço inox podem ser encontradas em uma fábrica de papel, em laboratórios de química, na construção de prédios e em fábricas automotivas.

É fácil mesmo encontrá-las. Mas fica a dúvida: para que servem?

Qual a função das telas de aço-inox

As telas de aço inox, ou inoxidável, tem inúmeras funções, que vão da peneiração de grãos à proteção. Até na filtração o aço inox pode ser usado. Mas existe um motivo específico para a utilização deste tipo de aço ao invés de o aço carbono comum: oxidação.

Oxidação é o nome dado à reação química de um elemento com o oxigênio. É a famosa ferrugem, que recebe seu nome por causa de uma das mais claras oxidações da natureza, a do ferro. A oxidação é um tipo de corrosão, e quando o material interage com outros materiais, como água da chuva, chocolate derretido ou outros, esse processo se acelera.

O principal material para a produção do aço é o ferro, que é misturado com uma pequena quantidade de outro material. Por ser feito de ferro, ele enferruja. Mas não o aço inox. Este aço é, como diz o nome, inoxidável. É por isso que o aço inox é exigido pelas normas da ABNT para implantes cirúrgicos.

A função das telas de aço inoxidável varia de indústria para indústria, mas o motivo da escolha do material é evitar a corrosão. Isso garante que a tela ficará em bom estado por mais tempo, sem contaminar o material que passa por ela e sem ficar frágil e quebrar.

Como o aço inox funciona?

O aço inox evita a oxidação por causa de sua composição. Enquanto a maior parte de sua massa é composta por ferro, outros materiais podem ser adicionados para modificar suas propriedades.

Alguns dos materiais que podem ser usados para transformar o aço em aço inox são o crômio, o níquel e o molibdênio.

Camada de proteção

A maneira como essas misturas tornam o aço um material inoxidável é através de uma camada de proteção. O aço ainda oxida, mesmo quando feito com estes materiais. Entretanto, quando a mistura entra em contato com o oxigênio, a reação na superfície cria uma camada protetora extremamente fina de oxidação.

No caso da mistura com crômio, o material criado é o óxido de crômio, que é estável e impede que a parte interna do aço oxide. A camada protetora é chamada de camada passiva. Assim, ele resiste à corrosão e não enferruja.

Tipos de telas de aço inox

Existem diversos tipos de aço inoxidável que podem ser usados nas telas. Suas características variam dependendo do material usado na sua produção e de sua concentração. Alguns deles são:

AISI 304

Este tipo de aço inox é feito de uma liga de cromo e níquel para dar a característica inoxidável ao aço carbono, que é feito com ferro e carbono. É o tipo mais comum de aço inox, facilmente encontrado em cozinhas residenciais. É resistente contra a corrosão, como se espera do material.

AISI 304L

O AISI 304L é uma versão mais resistente do 304, especialmente ao calor. Em sua composição é usado menos carbono. A redução de carbono no aço causa a diminuição da chamada desintegração da solda. Isso acontece quando, ao ser exposto a altas temperaturas (como na solda), a camada passiva se desintegra, expondo parte do aço ao oxigênio.

AISI 316

A principal diferença entre o aço 304 e o 316 é a utilização do molibdênio em sua composição. Este elemento costuma ser usado em proporções menores do que 2,5% e aumenta ainda mais a resistência das telas de aço inox.

AISI 316 L

Da mesma forma que o AISI 304L, o AISI 316L é a versão com menos carbono do 316. Seu efeito é o mesmo, o de impedir a desintegração da solda, fazendo com que o material continue resistente à oxidação mesmo depois de ser exposto a temperaturas elevadas.

AISI 430

O aço inoxidável AISI 430 tem uma característica especial em relação aos outros. Sua composição não utiliza níquel, o que o torna mais barato e o magnetiza. Ele é mais difícil de usar em solda e menos resistente do que os outros aços inox, mas o magnetismo pode ser uma característica que você procura, e por isso ele pode ser indicado.

É usado em utensílios como secadores e cabelo e lava-louças.


Existem diversos tipos de aço inox, cada um com suas características específicas além de sua resistência à corrosão. Você deve fazer sua escolha com base na necessidade específica, já que nem todas as aplicações exigem todas elas. Confira nossas telas metálicas!

Ver Mapa

Receba nossas novidades


As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.