Telas - Peneiras - Filtros

Tegape

Blog

23/07/2019

Abertura de telas: como escolher, normas NR12

Distâncias de segurança são importantes. São elas que garantem que os funcionários que trabalham perto de equipamentos perigosos não se machuquem nesses lugares. É para isso que servem as telas de proteção.

Estas telas são colocadas em volta de equipamentos, do lado de fora da chamada zona de perigo, e impedem que alguém se aproxime demais de uma máquina ligada, seja de forma intencional, seja acidentalmente. Elas podem ser feitas em aço inox e aço galvanizado.

A utilização das telas com aberturas adequadas às normas NR 12 reduz o risco de acidentes de trabalho, garantindo a segurança de seus funcionários.

As normas são feitas pensando na segurança de todos. Dependendo do tipo de maquinário e do tamanho da zona de perigo, pode ser necessário que a tela impeça uma mão de passar, mas permita que dedos o façam, enquanto em outras situações, nem mesmo o dedo pode entrar, o que exige aberturas menores.

O que define a abertura da tela de proteção é a distância de segurança da máquina, o que varia de equipamento para equipamento. O importante é que a tela de proteção seja posicionada em uma distância que não permita que os funcionários entrem na zona de perigo.

Quando a abertura da tela é de 40 a 120 mm, por exemplo, um braço inteiro pode entrar. Nesses casos, a tela precisa ser posicionada a pelo menos 85 cm da zona de perigo, para que mesmo se alguma pessoa colocar o braço lá dentro, ela não seja capaz de entrar em risco. Entretanto, se não houver espaço no ambiente e for necessário colocar a tela a 2 mm da zona de perigo, a tela não precisa ter menos de 4 mm de abertura, para que nem mesmo a ponta de um dedo possa entrar.

O que dizem as normas?

A norma NBR 12 define as seguintes medidas:


Parte do corpo que passa pela abertura

Abertura da tela indicada

Distância de segurança

 

Menor ou igual a 4 mm

Maior ou igual a 2 mm

Ponta do dedo

Entre 4 e 6 mm

Maior ou igual a 5 mm

   

Maior ou igual a 15mm

 

Entre 6 e 8 mm

Maior ou igual a 25 mm

 

Entre 8 e 10 mm

Maior ou igual a 80 mm

Dedo até a articulação com a mão

Entre 10 e 12 mm

Maior ou igual a 120 mm

 

Entre 12 e 20 mm

Maior ou igual a 120 mm

 

Entre 20 e 30 mm

Maior ou igual a 120 mm

Braço até a junção com o ombro

Entre 30 e 40 mm

Maior ou igual a 850 mm

 

Entre 40 e 120 mm

Maior ou igual a 850 mm

Segurança é coisa séria, por isso existem normas. Especialmente nos arredores de equipamentos perigosos, é essencial que exista uma barreira física que impeça acidentes. Lembre-se de seguir as normas!

 

Ver Mapa

Receba nossas novidades


As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.