Telas - Peneiras - Filtros

Tegape

Blog

25/07/2019

Drywall: O que é, vantagens e desvantagens na construção civil, normas

O drywall é um material usado para vedação interna em construções de casas, apartamentos e comércio. É um material industrializado, leve, que não exige a utilização de materiais de construção comuns como cimento, e de instalação prática e fácil.

Existem diversas vantagens em seu uso, mas primeiro vamos conhecer um pouco sobre o material.

O que é drywall?

A primeira coisa que vem a cabeça quando se pensa em drywall são as paredes de gesso. Estas são placas feitas de gesso acartonado e são parte essencial do procedimento de construção com este sistema. Tanto as placas quanto o sistema todo são chamadas de drywall.

Estas placas costumam ser sustentadas por vigas em aço galvanizado. Dependendo da função que o sistema está desempenhando, por trás das placas pode haver fiação ou isolamento acústico de alta qualidade.

Em relação à alvenaria, existem diversas vantagens na utilização do drywall na vedação interna.

Vantagens de usar drywall

As vantagens são diversas:

Espessura

As paredes de drywall tem uma espessura reduzida, já que é leve e não precisa de muita sustentação. Isso possibilita a utilização de menos material, além de um maior aproveitamento do espaço, já que dessa forma as paredes não ocupam uma área tão grande da planta.

Leveza

A leveza do drywall permite economia e não força a fundação da construção, o que pode ser um impeditivo em algumas situações. Também facilita a instalação.

Personalização

Da mesma foram que paredes de alvenaria, é possível pintar o drywall, estilizá-lo e liberar a criatividade. O material também pode ser produzido em diversas cores.

Reforma facilitada

O drywall é montado com placas de gesso que podem ser movidas a vontade, sem afetar a estrutura da construção nem exigir uma grande demolição. Por isso, o drywall permite que modificações na arquitetura sejam feitas com facilidade, velocidade e limpeza superiores às reformas de alvenaria.

As placas também facilitam a economia, já que além de não ser necessário ter um canteiro de obras inteiro, é possível comprar apenas o necessário para a reforma ou construção. O drywall é um sistema preciso para o dimensionamento.

Reaproveitamento

É possível reaproveitar material quando uma parede de drywall é removida.

Desvantagens do drywall

Infelizmente não existe sistema perfeito e o drywall também possui algumas desvantagens. São elas:

Mão de obra especializada

Apesar de isso ser uma vantagem no quesito qualidade, a necessidade de contratação de uma mão de obra especializada em drywall pode encarecer o procedimento em relação à alvenaria. É muito mais fácil encontrar construtores que trabalham com cimento.

Problemas com umidade

O gesso absorve muita umidade, por isso, caso deseje instalar drywall em um lugar úmido, é necessário buscar placas específicas para isso, com impermeabilização. Caso se use as placas mais simples, elas podem apresentar problemas em sua durabilidade.

Fragilidade

A maioria dos brasileiros que conhece o drywall com poucas informações, conheceu o material pelos filmes americanos, onde o sistema é usado com frequência. É comum que os filmes mostrem personagens furando o drywall com as mãos.

Enquanto o material tem resistência ao impacto, é verdade que ele é muito mais frágil do que o concreto e uma pancada muito forte – mesmo com as mãos – pode sim causar um furo na parede.

Se por um lado isso pode representar segurança – já que alguém que caia de cabeça na parede não irá se machucar muito – por outro, pode significar uma reforma por causa de um acidente evitável.

Felizmente estas reformas são simples.

Drywall: normas técnicas

As normas da ABNT em relação ao sistema drywall são as seguintes:

Norma NBR 15758-1/2009

Norma NBR 15758-2/2009

Norma NBR 15758-3/2009

Elas se referem aos requisitos para sistemas usados como paredes, forros e revestimentos, respectivamente.

_________________________________________________________________________________________________

A utilização de drywall na construção civil apresenta diversas vantagens e desvantagens. Escolha bem que tipo de sistema deseja usar em sua obra, já que as exigências podem ser diferentes para cada uma.

 

Ver Mapa

Receba nossas novidades


As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.