Telas - Peneiras - Filtros

Tegape

Blog

30/07/2019

Membrana hidrófuga: O que é, onde usar

Umidade é sempre uma preocupação na construção civil, especialmente na construção seca, quando envolve a instalação das chapas de drywall, painéis OSB e placas cimentícias.

O que é a membrana hidrófuga?

A membrana hidrófuga, também conhecida como membrana respirante, é uma proteção externa para paredes. Sua principal função é proteger a construção da umidade, poeira, calor e mofo.

A característica que a torna especialmente útil é a respirabilidade. Quando instalada, a membrana hidrófuga impede que o vapor d’água e a umidade entrem em contato com a estrutura metálica (perfis para a fixação da chapa) e ainda permite que as partículas de água resultantes da condensação interna saiam, já que o vapor de água pode passar pela membrana de dentro para fora, mas não de fora para dentro.

Isso impede a ferrugem dos perfis metálicos e a reprodução de fungos nas paredes, além de não permitir a proliferação de bactérias nos painéis OSB e a degradação das placas de drywall.

Como funciona?

A membrana hidrófuga tem como principal característica sua impermeabilidade somada a respirabilidade. Significa que ela não deixa a água entrar, mas permite que o vapor de água saia.

Para cumprir esta função, a membrana é composta por três camadas. A primeira, que fica exposta ao exterior, é feita de polipropileno a prova d’água e a prova de vento. Isso impede que a água entre em contato com o que está sendo protegido.

A camada que fica voltada para o interior da estrutura, por outro lado, permite que o vapor de água passe e serve de forro para a membrana. 

Por fim, a camada do meio é a responsável pela diferença que este produto faz. A chamada camada funcional é cheia de microporos que levam o vapor d'água que se acumula para o lado de fora, dando assim a respirabilidade.

Dessa maneira, a membrana hidrófuga protege suas construções das intempéries enquanto ainda permite que o vapor saia e o material respire. Mofo, umidade e ferrugem não serão mais problema!

Onde a membrana hidrófuga pode ser usada?

Existem diversas aplicações para a membrana hidrófuga. Ela é essencial para a proteção de paredes em steel frame, drywall e wood frame, além de ser indicada para painéis OSB, que são feitos em madeira, e em telhados ao ser combinada com lãs de vidro ou rochas.

Assim, a membrana protege paredes e tetos contra a umidade, protegendo-as, garantindo a estanqueidade do sistema e consequentemente, proporcionando maior durabilidade.

 

Ver Mapa

Receba nossas novidades


As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.