Especificações do poliéster serigrafia
Nossos tecidos para matrizes serigráficas possuem o certificado de qualidade ISO 9002. Eles seguem rigorosamente as medidas de controle de qualidade e os cuidados de inspeção com relação às características de elasticidade, ponto de ruptura, número de fios e espessura da malha.
- Materiais
- Poliéster serigrafia fio multifilamento
- Poliéster serigrafia fio antiestático
- Poliéster serigrafia fiomonofilamento
- Fios/Malha: 5 a 200 fios/cm com vários diâmetros de fio.
- Cores: branco, amarelo, âmbar e laranja.
- Rolos: são comercializadas em rolos ou peças conforme a necessidade do cliente. Possuímos diversas larguras e comprimento. Faça uma consulta.
Tipos de tela poliéster para serigrafia
O poliéster para serigrafia é hoje a malha mais utilizada no mundo para confecção de telas e as telas fornecidas pela Tegape possuem as seguintes características:
- alta resistência mecânica;
- baixa elasticidade;
- excelente estabilidade dimensional;
- menor perda de tensão ao longo do uso;
- menos deformação da imagem;
- possibilidade de trabalhar com malhas finas e de alta contagem mantendo boa resistência.
O que é a malha de poliéster para serigrafia
A malha de poliéster é um tecido técnico, tecido a partir de fios sintéticos de poliéster, projetado especificamente para impressão serigráfica com as seguintes propriedades:
- é resistente a solventes, água e temperaturas elevadas;
- está disponível em uma ampla gama de especificações (contagem de fios, diâmetro, espessura, etc.);
- tem baixa capacidade de alongamento e boa resistência à tração, o que garante precisão dimensional e repetibilidade do processo.
A tela poliéster serigrafia mantém melhor a tensão, sofre menos deformação ao longo da tiragem e permite reproduzir o mesmo desenho com alta consistência, mesmo em produções longas.
Tela poliéster serigrafia de alto módulo: mais precisão e estabilidade
A tela poliéster serigrafia é fabricada com fios únicos, mais rígidos e muito pouca deformação. Conheça as três linhas que a Tegape oferece:
- Poliéster serigrafia stand: fio de poliéster de alto módulo padrão da marca, usado em uma grande faixa de contagens de malha. Ele oferece alta resistência mecânica, melhora a produtividade e a repetibilidade por causa da maior estabilidade de tensão.
- Poliéster serigrafia resistente: Oferece ainda mais resistência em relação a linha stand (aumento em torno de 8% na resistência, segundo a descrição).
- Poliéster serigrafia super: fio conjugado com núcleo super rígido de poliéster com tratamento que melhora a aderência da emulsão. O resultado é uma malha mais resistente (cerca de 16% mais forte que fios maciços equivalentes) e com menor alongamento.
Tratamentos de superfície da tela poliéster serigrafia de alto módulo: melhor passagem de tinta e aderência da emulsão
Algumas de nossas telas combinam tratamento químico e plasma/corona para modificar a superfície do fio em nível submicrométrico. Esse tipo de tratamento traz efeitos práticos:
- Transição de tinta mais suave
A superfície modificada reduz o contato com partículas de tinta ou pasta, ajudando a tinta a atravessar a malha de forma mais uniforme — ideal para meio-tom e traços finos.
- Melhor aderência da emulsão/capilar
A malha “abraça” melhor a emulsão ou filme capilar, o que aumenta a durabilidade da tela, reduz descascamentos e falhas em tiragens longas e é especialmente útil com pastas abrasivas.
- Maior vida útil e estabilidade de exposição
Os tratamentos contribuem para ampliar a “janela” de exposição (mais tolerância a pequenas variações de tempo/luz); minimizar a perda de tensão e manter a definição do estêncil por mais tempo.
Benefícios da tela de poliéster serigrafia
- Alta estabilidade de tensão: Menos variação ao longo da tiragem, mais consistência de registro e espessura de tinta.
- Baixa elongação: A tela não “cede” facilmente com a pressão do rodo, preservando o tamanho e o formato da arte.
- Alta resistência química e térmica: Aguenta bem tintas à base de solvente, água e processos com temperaturas mais altas (secagem, cura etc.).
- Controle de volume de tinta: A combinação entre contagem de fios, diâmetro, espessura de malha e área aberta — que o fabricante apresenta em tabelas — permite escolher exatamente quanto volume de tinta você quer transferir para o substrato.
Adequado para uma ampla gama de aplicações: Desde estamparia têxtil até eletrônica, vidro, cerâmica, metal e plásticos técnicos.













