Peneiras de qualidade para moinhos de trigo

Nenhum comentário
peneiras-de-qualidade-para-moinhos-de-trigo

Brasil, o grande produtor de milho

Estima-se que o a produção de milho no Brasil cresceu 24% na safra 2018/2019 com a produção de aproximadamente 99,984 milhões de toneladas. Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mais de 1/3 da produção mundial do grão acontece aqui e os números da exportação também são extremamente alto.

Em virtude da grande produção de grãos, o Brasil é o segundo maior exportador de trigo, com mais de 30 milhões de toneladas exportadas por ano. No quadro de oferta e demanda da Conab, o produto mostra ainda uma expectativa de exportação recorde, de quase 35 milhões de toneladas.

Por esse motivo, tem-se uma grande preocupação com máquinas e produtos de qualidade que garantam alta produtividade para que esses números não parem de crescer.

Transformação do grão de milho em farinha

Só no processamento desses dois grãos, tem-se uma diversidade enorme de telas que se possuem qualidade garantem uma produção otimizada, sem desperdícios e de acordo com altos padrões de exigência.

As telas e peneiras da Tegape são usadas em diversas áreas da indústria de processamento de grãos, e são essenciais para deixar a matéria-prima sem impurezas e com aspecto bem uniforme.

Para garantir a qualidade da produção, diversos processos são aplicados aos grãos depois de colhidos. Um dos primeiros é a peneiração, que separa materiais sólidos que possam estar misturados aos grãos, além de padronizar e remover aqueles com tamanhos fora do padrão.

Entenda o processo

Primeiramente, o trigo passa por uma pré-limpeza para a retirada de sujeira. Depois de limpo, ele é levado para os silos de armazenagem. Nessa etapa também acontece a classificação relacionando tipo e qualidade.

Quando o trigo chega ao silo, ele passa por um rigoroso processo de limpeza, que vai desde a aspiração até a separação por peneiras vibratórias. Depois dessa limpeza, o trigo é molhado e passa por um período de descanso.

Então, só depois de todos esses processos anteriores que o trigo é encaminhado para a moagem. No processo de transformação dos grãos de trigo em farinha, a casca do trigo e o germe – endosperma – são separados.

Nesse processo de separação, geralmente são utilizados rolos de moagem em bancos de cilindros, seguidos de uma peneiração em peneiradores planos ou plansifters. Os grãos passam diversas vezes pelos rolos até que se consiga fazer uma separação completa.

Durante as primeiras passagens pelos rolos raiados, temos a geração de sêmolas (partículas de endosperma) que variam de 200 a 1000 mícrons de tamanho. Abaixo desta escala, é considerado farinha e acima, retorna ao banco de cilindro para nova moagem, seguida de peneiração.

Já para a transformação de trigo em farinha, é necessário um conjunto de rolos raiados e muitas peneiras para que o processo possa ser realizado de maneira que se retire todo o endosperma presente no grão.

Qualidade da peneiração em moinhos

Conhecendo esse processo, a Tegape oferece telas para a confecção de peneiras de qualidade para moinhos de trigo em aço inox, poliéster, nylon e aço carbono para separação dos grãos e retirada de impurezas. Comercializa ainda telas especiais, como as telas imantadas (AISI 430), para eliminar metais no processo de fabricação da farinhas, massas, bolachas e biscoitos, além de atuar em diversos segmentos industriais que garantem a proteção de máquinas e trabalhadores, sinalização e segurança para áreas em obra.

As características das telas, utilizadas na confecção das peneiras de qualidade para moinhos de trigo fazem toda a diferença. Existem variações quanto ao material utilizado, que pode ser o nylon, poliéster, aço inoxidável, etc. Também alteram-se as quantidades de fios por polegada, os tipos de fios e seus diâmetros, as aberturas das telas e a área livre aberta.

Consequentemente, com todas essas variações nas características das telas, temos processos industriais únicos que possuem objetivos em comum. A excelência é obter materiais resistentes para aumentar a produtividade garantindo a qualidade gerada pela peneiração.

Conheça as telas mais utilizadas no processo de fabricação da farinha

Tela de nylon

A tela de nylon por exemplo, é constituída por fios sintéticos, de grande resistência à abrasão que apresenta características de elasticidade e absorção de umidade na ordem de 3 a 4%. É muito utilizada em plansifter, pois apresenta ótima eficiência em peneiras de pequenas superfícies.

Tela de poliéster

Já a tela de poliéster, apresenta boa resistência à abrasão, sem elasticidade e pouca absorção da umidade (entre 0,3 a 0,4%). Essas características fazem com que sejam muito utilizadas em sassores, justamente pela baixa absorção à umidade e estabilidade quanto ao alongamento (não elástico).

Tela de aço inoxidável

Outra tela muito utilizada no processamento do trigo é a tela de aço inoxidável que pode ser utilizada com diferentes formulações (AISI 302, AISI 304, AISI 304L, AISI 306, AISI 306L, AISI 430). Além de possuir grande resistência física, química e mecânica, ela possui fios mais finos que geram maior porcentagem de área livre, resultando em alta produtividade e grande durabilidade quando comparado às telas sintéticas (nylon e poliéster).

A linha de telas metálicas específicas para moinhos é muito grande e algumas composições de aço são muito interessantes para processos de separação.

Um exemplo disso é a tela de aço inox AISI 430. Essa denominação é dada pelo sistema americano que classifica os aços segundo sua composição (American Iron and Steel Institute). Ela é conhecida como tela imantada, pois não possui níquel em sua composição, o que a torna magnética, sendo excelente para separar a matéria-prima de objetos metálicos.

Acessórios

Além das telas, existem alguns acessórios que otimizam e melhoram a produtividade do processo. Os batedores por exemplo, conhecidos como tip-tap, são utilizados em conjunto com as peneiras vibratórias, impedindo a obstrução dos poros das telas metálicas e sintéticas durante a peneiração.

Filtros manga

Já o processo de fabricação de farinhas tem excessiva liberação de pó, sendo necessária a utilização de mangas para a captação do pó.

Os filtros tipo manga são fabricadas de acordo com o projeto e podem ser confeccionadas com tecidos filtrantes ou feltro de nylon, poliéster, polipropileno, nomex, acrílico e fibra de vidro. Ainda podem possuir propriedades antiaderentes, anti abrasivos e antiestáticos.

Perceberam como existe uma grande quantidade de telas que fazem parte do processo de fabricação da farinha?

Filtros e peneiras de qualidade para moinhos de trigo, confeccionados com telas ou tecidos filtrantes tecnológicos, melhoram processos e geram economia.

Peneiras de qualidade para moinhos de trigo

A qualidade das telas está intimamente ligada a processos de fabricação altamente tecnológicos e a qualidade da matéria prima. As telas técnicas devem possuir estabilidade, uniformidade e geometria excelentes, resistência a altas tensões de esticagem e fácil recuperação e precisão nas aberturas.

Para tanto, a fabricação do produto deve seguir rigorosamente as medidas de controle de qualidade e os cuidados de inspeção com relação às características de elasticidade, ponto de ruptura, número de fios e espessura da malha.

Tecnologia Tegape

A tecnologia na fabricação das peneiras e filtros depende diretamente da qualidade dos materiais e precisão dimensional das telas. Uma tela de má qualidade ocasiona manutenções desnecessárias nas máquinas e equipamentos e aumenta o tempo de operação, gerando desgastes.

Além de influenciar os processos como um todo, as telas influenciam na qualidade final do produto. Por esse motivo, a Tegape investe em tecnologia e maquinários para a confecção de telas cada vez mais modernas e quando não produz, importa de fabricantes renomados mundialmente. Atualmente possui duas unidades fabris com sistema de gestão ambiental certificado conforme requisitos da norma ISO 9001, pelo organismo BRTÜV Avaliações de Qualidade Ltda.

Para trabalhar com telas, precisamos pensar em todos. Em quem fabrica, quem consome e no meio ambiente.

Assine nossa news e fique por dentro das novidades

Categoria: Filtração, Peneiração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

17 + 8 =

Menu