Tela de aço: conheça a linha completa e as possibilidades de aplicação

Nenhum comentário
Arte com várias imagens de telas de aço: telas de aço inox, aço galvanizado e aço carbono

A tela de aço é muito utilizada nos mais diversos segmentos devido à possibilidade de aplicação que as variadas composições das ligas de aço possibilitam.

No ambiente industrial é muito comum encontrar tela de aço inox, tela de aço galvanizado e tela de aço carbono, seja na composição de filtros, peneiras, esteiras, reforços, proteção de equipamentos ou áreas impedindo a circulação de pessoas.

A tela de aço pode ser utilizada nos mais variados locais. As configurações de malha e a espessura do fio vão determinar as possibilidades de aplicação.

Tipos de tela de aço

O beneficiamento nas usinas siderúrgicas origina muitos tipos de aço que são diferenciados pelas composições químicas, pelos tratamentos térmicos, pelas condições de elaboração e pelo acabamento superficial.

As ligas de aço são formadas a partir das ligações entre ferro e carbono. Também são aplicados outros elementos que podem alterar as propriedades químicas ou mecânicas do material. O aço carbono pode formar liga com o cromo, níquel, cobre, entre outras possibilidades de composição química.

A tela pode ser fabricada com diversas ligas, dando origem a produtos distintos. Toda a tela de aço possui carbono, porém, em quantidades distintas, isso possibilita atingir propriedades mecânicas que apenas o aço carbono não é capaz de oferecer. O tratamento térmico aplicado durante o processo de fabricação do aço também influencia na resistência atribuída ao produto final.

Tela de aço carbono

A tela de aço carbono é feita com liga metálica de ferro e aço carbono inferior a 2,11%. No aço carbono até podem existir elementos residuais como manganês e fósforo, porém, sempre será em quantidades muito pequenas e incapazes de alterar a composição principal do material.

O aço carbono é basicamente ferro e carbono. Essa composição é mais suscetível à corrosão e por isso, não pode ser utilizada em alguns ambientes.

Por outro lado, a tela de aço carbono oferece resistência, sendo muito utilizada nos sistemas de separação de produtos pesados porque possui boa estabilidade mecânica.

A capacidade de resistir à abrasão faz com que as telas de aço carbono atendam perfeitamente às necessidades da indústria, especialmente nos processo que utilizam peneira granulométrica de areia e de materiais arenosos como pedras e afins.

A tela de aço carbono de alto padrão é obtida quando a composição do aço possui um teor mais elevado de carbono, atribuindo resistência mecânica por um período maior.

Tela de aço galvanizado

A tela de aço galvanizado é uma opção versátil para utilização na indústria. A tela de aço galvanizado é muito empregada para a criação de peneiras, filtros e também para aplicação na construção civil, especialmente para cercamento de jardim.

O aço galvanizado é formado com a mistura de aço (carbono e ferro) revestido com um banho de algum material que possua propriedades resistentes à corrosão. O processo de galvanização costuma ser realizado com o revestimento com zinco fundido, mas também pode ser efetuado com uma solução de cromo, estanho e até mesmo ouro.

Após a finalização dos processos de galvanização, o produto vai apresentar mais resistência à corrosão.

A tela de aço galvanizado também pode apresentar outros acabamentos como o banho de PVC (policloreto de polivinila ou policloreto de vinil). Esse revestimento torna a tela ideal para ser usada em cercamentos, em projetos de paisagismo, proteção de máquinas e equipamentos, cultivos agrícolas, pecuária, entre outras finalidades.

Também existe a tela de aço galvanizado coberta com uma camada de resina de epóxi, que melhora ainda mais a resistência à corrosão e aos agentes químicos.

A composição do aço delimita as possibilidades de tecituras. O aço galvanizado pode receber a aplicação de tecitura trançada (plana e cruzada), reps (plana e cruzada) e ondulada (otis ou artística).

A tela de aço galvanizado enferruja facilmente?

A tela de aço galvanizado não enferruja facilmente porque o aço passa pelo processo de galvanização (um banho de zinco, geralmente), que forma uma barreira que impede o surgimento de ferrugem e a corrosão promovida por produtos químicos.

Apesar de apresentar resistência à corrosão, as telas de aço galvanizado não são recomendadas para áreas litorâneas, porque não apresentam resistência à maresia, enferrujando rapidamente.

Tela de aço inox

A tela de aço inox possui grande versatilidade de uso devido às suas propriedades químicas.

O aço inox se origina a partir da fusão do aço com o cromo e o níquel. O resultado dessa combinação é um produto de alta resistência mecânica e à corrosão, podendo ser utilizado nos mais variados setores industriais.

A composição do aço vai determinar as possibilidades de aplicação. As telas em inox estão disponíveis em AISI 302, 304, AISI 304L, AISI 316, AISI 316 L e AISI 430.

No aço inox pode ser aplicada a tecitura trançada (plana e cruzada), reps (plana e cruzada) e ondulada (otis ou artística).

A tela de aço inox pode enferrujar?

A tela de aço inox possui maior resistência à corrosão e à oxidação. Embora seja bastante comum ouvir que aço inox não enferruja, o aço inox pode sofrer oxidação em contato direto com o sal. O mineral é muito corrosivo a ponto de danificar o aço inox.

Em locais onde existe a ação da maresia é normal as peças de aço inox apresentarem algum nível de oxidação.

Aplicações das telas de aço

As telas de aço podem ser utilizadas nas mais variadas aplicações. A composição de cada tela vai determinar para qual finalidade terá melhor desempenho. Conheça as principais aplicações da tela de aço:

Tela para filtros

A tela de aço para filtros oferece um excelente desempenho nos processos de separação, executando a filtragem nas proporções estabelecidas pelas configurações da tela.

Para a filtragem de substâncias específicas é necessário que as propriedades da tela ofereçam resistência à abrasão e a determinados níveis de acidez.

Tela para peneiras

A tela de aço para peneiras pode ser utilizada para a fabricação de vários tipos de peneiras, para os mais variados ramos. A composição do aço que irá formar a tela para peneira vai determinar a sua utilização.

Escolher a tela de aço com as propriedades adequadas às características do local da aplicação é fundamental para assegurar a eficiência do uso. Além de optar pela linha de telas metálicas é necessário ficar atento à composição do aço. Algumas ligas são mais apropriadas para determinadas utilizações.

Tela para peneira de aço carbono, por exemplo, é ideal para peneiração de materiais mais pesados e densos. A tela de aço para peneira é muito utilizada no processo de separação granulométrica e classificação de materiais, na indústria da mineração e siderurgia.

Telas mosquiteiro

A tela mosquiteiro de aço é utilizada para evitar que insetos entrem nos ambientes.

A tela mosquiteiro pode ser fabricada em aço inox ou aço galvanizado. A malha pode variar e a espessura do fio também.

Devido a suas características técnicas, a tela mosqueteiro de aço pode ser utilizada por
longos períodos e reaproveitada após uso.

Telas de cercamento

Existe uma ampla variedade de modelos de telas de aço para cercamento, com os mais variados formatos de malha e tecituras.

As telas para cercamento podem ser utilizadas para proteção de residências, espaços públicos, espaços privados, locais para criar animais, entre outros ambientes.

A tela para cercamento de aço galvanizado pode apresentar uma camada de PVC de alta aderência para ampliar a durabilidade e resistência à corrosão.

Tecidos e telas inoxidáveis

tecido de aço inoxTecidos e telas inoxidáveis são fabricadas com aço inox e por isso possuem as mesmas características técnicas das telas de aço inox.

O tecido de inox apresenta um número de fios por polegada que determina a abertura da malha.

Tecidos e telas inoxidáveis são desenvolvidas para atender as mais variadas aplicações devido à resistência do material.

Como adquirir telas de aço de qualidade?

A tela de aço é um dos materiais mais utilizados devido às suas características técnicas. Embora o aço seja um material muito resistente, é importante escolher fornecedores que prezam pela qualidade dos produtos e garantam uma boa logística.

A Tegape Telas é fabricante de telas de aço e de outros tipos de telas, tecidos metálicos, discos e cartuchos, oferecendo a mais variada linha de produtos com o melhor custo benefício.

Para encontrar a tela que você procura basta navegar pelo site. Em caso de dúvida, acione nossos canais de contato e aproveite para conhecer todas as características e disponibilidade da tela de aço conversando com a nossa equipe.

 

Aproveite para conferir também a nossa linha de:

Telas de aço inox
Telas de aço galvanizado
Telas de aço carbono
Telas de aço inox com epóxi
Telas de aço ondulada

Assine nossa news e fique por dentro das novidades



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir

    3 + dezessete =

    Menu