Tela galvanizada

Nenhum comentário
Vários tipos de tela galvanizada para peneiração e para segurança

A tela galvanizada é muito utilizada nos mais variados segmentos devido às características técnicas.

Na indústria, a tela galvanizada é aplicada na elaboração de peneiras, filtros e para a proteção de máquinas, equipamentos e áreas de risco.

Para a proteção dos ambientes internos, a tela galvanizada mosquiteiro é instalada em portas, janelas e espaços para circulação de ar.

A tela galvanizada também é utilizada em áreas externas para a construção de cercas e delimitações de espaços.

Nas lojas agropecuária e de material de construção a tela galvanizada é conhecida como tela ciranda ou peneira ciranda, devido a sua aplicação na confecção de peneiras para grãos (utilizadas na agricultura) e de peneiras para minérios (utilizadas na separação de areia e de cal).

Na construção civil a tela de aço galvanizado é aplicada para a amarração da alvenaria de tijolos cerâmicos e de cimento (alvenaria estrutural), para estruturar pisos de concreto e paredes de estuque.

Conheça as telas galvanizadas da Tegape:

Características técnicas da tela galvanizada

Para elaborar uma tela galvanizada é necessário que o fio utilizado para a fabricação da tela tenha passado pelo processo de galvanização.

A tela de aço galvanizado é fabricada com fios de aço (uma mistura de carbono e ferro) revestidos com uma camada de um metal resistentes à corrosão. O metal mais utilizado é o zinco, mas também pode ser aplicado estanho, cromo ou até mesmo ouro.

Esse processo de aplicação de uma camada de zinco, ligas de zinco ou outro metal, a uma superfície de aço ou ferro, para evitar que aconteça a corrosão é chamado de galvanização.

A tela galvanizada também pode receber como acabamento o banho de PVC (policloreto de vinilo) que cria uma película protetora envolvendo todo o fio e atribui outras características técnicas para a tela, como a resistência à exposição constante às intempéries.

Com essas características a tela galvanizada revestida com PVC se torna favorita para a utilização em cercas, paisagismo, proteção de máquinas e equipamentos, cultivos agrícolas, pecuária, entre outras finalidades.

Outra composição que também é utilizada é o fio de aço revestido com uma camada de epóxi, que proporciona resistência à corrosão e a alguns agentes químicos, possibilitando a utilização em ambientes de filtragem industrial e de resíduos.

A tela galvanizada é formada por fios de aço trançados ou soldados. A tela com fios trançados se origina na tecelagem que é processo de tecer, ou seja, trançar os fios para formar um tecido que, neste caso, devido a utilização do fio de aço galvanizado, será chamado de tela galvanizada. O processo de tecelagem também é utilizado para tecer fios orgânicos e sintéticos, para a criação de tecidos utilizados no vestuário, em filtros e outras aplicações.

A composição do fio, a espessura e o formato vão determinar as possibilidades de construção da tela. Com relação à composição e a espessura do fio existem várias opções, por isso existe um número tão grande de telas disponíveis no mercado.

A tela galvanizada é fabricada, principalmente, com fios lisos ou ondulados e tecituras plana, cruzada e reps (plana ou cruzada).

Formatos do fio da tela galvanizada

O formato do fio possibilita a criação de telas distintas. Os fios mais utilizados para a fabricação da tela galvanizada possuem o formato liso ou ondulado.

Fio ondulado para tela trançada

O fio ondulado é utilizado para a criação de telas otis ou artísticas.

Essas telas possuem uma construção que evita o deslizamento dos fios, por isso, podem ser aplicadas como telas de proteção para delimitar áreas próximas às máquinas e também como guarda-corpo, proteção de equipamento e elaboração de cercas.

Fio liso para tela soldada

O fio liso pode originar vários tipos de telas. Quando não é realizado o entrelaçamento e a solda é aplicada, o fio liso origina a tela galvanizada soldada. Essa tela é construída sem a tecitura, os fios são dispostos e a solda é aplicada nos pontos de encontro.

Com uma estrutura estável, a tela galvanizada soldada é muito utilizada para a amarração da alvenaria de tijolos cerâmicos e de cimento, para estruturar pisos de concreto e paredes de estuque.

A tela soldada também é empregada para cercar terrenos e residências, especialmente quando apresenta o revestimento de PVC, que aumenta ainda mais sua resistência à corrosão. Como vantagens da utilização dessa tela se destacam o fácil manuseio e instalação.

Fio liso para tela trançada

O fio liso também é aplicado para a elaboração das telas galvanizadas trançadas. Neste processo ocorre a tecitura dos fios para originar o entrelaçamento com diversas configurações.

A espessura do fio, a tecitura e a malha vão influenciar na resistência da tela e no índice de vazão.

As telas confeccionadas com fio trançado são mais técnicas e a precisão da tecitura é um fator importante, porque é amplamente utilizada na confecção de filtros e peneiras para os processos de peneiração e filtração em indústrias, em peças e em equipamentos.

Também existem telas especiais, como a tela de aço galvanizado elaborada com fio trançado revestido com epóxi para melhorar ainda mais sua resistência à corrosão. Essa tela é utilizada quando a corrosão química é muito alta, principalmente em filtros de combustível na indústria automobilística.

Tecituras da tela galvanizada

A tela galvanizada pode apresentar vários tipos de tecituras, com aberturas que podem atender as mais variadas aplicações.

A restrição sobre os tipos de tecituras ocorre devido à composição do aço. Quanto maior o porcentual de carbono, mais resistente e rígido será o fio, sendo mais difícil de moldar ou torcer.

A tela galvanizada pode ser fabricada com tecitura trançada plana e cruzada ou reps plana e cruzada. A tecitura  também irá definir a aplicação, para cada finalidade é recomendada uma configuração apropriada.

Tecitura plana

A tela galvanizada com tecitura plana possui um fio entrelaçado passando por cima e por baixo, sucessivamente.

Tecitura cruzada

A tecitura cruzada apresenta o entrelaçamento com dois fios por cima e por baixo, que se alternam, formando pares com os fios laterais também.

Tecitura reps plana

A tela galvanizada com tecitura reps possui um fio de urdume mais grosso e a trama é feita com fios mais finos que se entrelaçam paralelamente, não permitindo identificar abertura da malha quando observada verticalmente.

Devido a essa tecitura, a tela galvanizada reps possui menor capacidade de vazão que a tela de tecitura plana com malha quadrada.

Tecitura reps cruzada

A tela galvanizada reps cruzada também possui um fio de urdume mais grosso e a trama é construída passando por dois fios de urdume de uma vez, por cima e por baixo. Cada fio obedece uma sequência diferente, formando um entrelaçado muito resistente, mas que apresenta menor capacidade de vazão.

Veja as tabelas técnicas das telas:

Vantagens de utilizar a tela galvanizada

A tela galvanizada oferece algumas vantagens como não enferrujar com facilidade, devido ao processo de galvanização que forma uma barreira de proteção contra a corrosão.

O menor custo, se comparada com a tela inox, a resistência e a possibilidade de aplicação em ambientes distintos são as grandes vantagens que viabilizam a utilização da tela galvanizada para um maior número de aplicações.

Entre os benefícios da tela galvanizada também estão a fácil montagem e instalação. Outro ponto positivo é a praticidade com a higienização simplificada e rápida.

Indicações de uso

A tela galvanizada pode ser usada em processos que proporcionam contato com umidade, resíduos químicos ou temperatura elevada, quando são respeitadas as orientações de resistência que a composição de cada tipo de tela galvanizada oferece.

Mesmo com a resistência à corrosão, a tela galvanizada não é recomendada para áreas próximas ao litoral, porque enferruja rapidamente quando em contato com a maresia.

A tela galvanizada é ideal para aplicações que necessitam de uma tela firme e resistente, por isso é muito utilizada em peneiras e resulta em um excelente desempenho, suportando a intensidade da atividade de peneiração, enquanto proporciona uma separação eficiente dos materiais.

Ainda no ramo industrial é utilizada em filtros industriais nos processos de retirada de partículas presentes nos líquidos e também para proteção de máquinas e áreas que possam oferecer perigo, conforme determina a NR-12.

No ramo da construção civil a tela de aço galvanizado é empregada para reforço de argamassa e concreto em paredes e pisos.

Para completar as possibilidades de uso, a aplicação em cercas faz da tela galvanizada popular e presente em residências, clubes, empresas, fazendas, entre outros locais.

Qualidade da tela galvanizada

A qualidade da tela está relacionada ao processo de fabricação. A composição da tela e a galvanização realizada de forma correta vão garantir que a tela ofereça a durabilidade estabelecida para determinadas condições de uso.

Para obter uma tela galvanizada com mais durabilidade é necessário avaliar o acabamento da tela e o local de aplicação. Telas com revestimento em PVC e epóxi asseguram mais resistência à exposição em locais úmidos ou com componentes químicos.

As informações sobre as condições do ambiente onde a tela será utilizada são fundamentais para a definição do tipo de tela mais adequado à aplicação.

Para a escolha correta da tela galvanizada é recomendado o suporte de uma equipe técnica. Dessa forma, fica mais fácil se certificar sobre o produto que está adquirindo.

Na Tegape você encontra uma equipe técnica especializada em telas galvanizadas. Entre em contato para esclarecer dúvidas e receba o suporte ideal na hora de adquirir tela galvanizada.

 

 

Assine nossa news e fique por dentro das novidades



    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir

    2 × 2 =