Tela milimétrica ou tela mosquiteiro industrial: o que diz a legislação?

tela milimétrica: arte com tela milimétrica inox, tela milimétrica alumínio, tela milimétrica verde

A tela mosquiteiro e a tela milimétrica, também conhecida como tela mosquiteiro industrial, são terminologias utilizadas para identificar telas usadas para proteger ambientes industriais e domésticos, impedindo a entrada de insetos e pragas.

No início, as primeiras telas eram feitas de materiais como linho e seda e tinham o objetivo de impedir que mosquitos e outros insetos entrassem nas casas, proporcionando ao mesmo tempo ventilação e iluminação adequadas. Assim surgiu a “inset screen” (tela contra insetos).

As telas mosquiteiro evoluíram em termos de materiais e malhas, para se tornarem mais eficazes na prevenção da entrada de insetos e mais duráveis.

Hoje em dia, as telas mosquiteiro são fabricadas principalmente em materiais leves, como polietileno ou poliéster, com uma trama de malha fina que oferece uma barreira eficaz contra insetos, sendo muito utilizada em casas e edifícios em regiões onde insetos transmissores de doenças são uma preocupação.

Entre as telas milimetradas mais utilizadas para estabelecer uma barreira de proteção estão:

O que é tela milimétrica?

A tela milimétrica ou tela milimetrada é nome atribuído às telas mosquiteiros usadas no setor industrial para proteção contra roedores, pássaros, moscas ou para conter partículas maiores, como folhas e detritos em sistemas de ventilação, janelas de fábricas ou de empresas.

Com malha mais fechada, a tela milimetrada possui abertura em milímetros e é feita de materiais mais resistentes, como aço inoxidável ou alumínio. A malha é mais densa para evitar a passagem de partículas.

Esse modelo de tela é projetado especificamente para impedir a entrada de pequenos animais, insetos e ciscos no ambiente, embora também possa servir para outros fins em alguns casos.

A instalação da tela milimétrica protege o ambiente contribuindo para evitar a contaminação.

O que é tela mosquiteiro?

A tela mosquiteiro são telas elaboradas com materiais leves, como poliéster, polipropileno, polietileno de alta densidade (PEAD), poliéster revestido com PVC e fibra de vidro revestida com PVC. Cada tipo de tela está disponível com um tipo de trama e diferentes níveis de resistência.

Essa configuração da tela mosquiteiro permite a passagem de ar e de luz enquanto estabelece uma barreira.

A tela mosquiteiro é projetada principalmente para evitar a entrada de insetos, como mosquitos, moscas e outros pequenos insetos, em ambientes internos, como residências e quartos.

A instalação da tela mosquiteiro é especialmente útil em áreas onde doenças transmitidas por insetos, como a malária ou a dengue são prevalentes, pois as telas mosquiteiras podem ajudar a proteger as pessoas enquanto dormem ou descansam.

Tela mosquiteiro ou tela milimétrica?

A principal diferença entre esses dois tipos de tela está na finalidade para a qual são utilizadas.

A tela mosquiteiro é destinada a manter insetos do lado de fora, enquanto a tela milimétrica além de evitar a entrada de insetos, também é projetada para reter partículas maiores ou para fins de controle de pragas.

O tipo certo de tela é definido com base nas condições de uso e nas necessidades específicas do projeto.

Resoluções da Anvisa que determinam o uso de telas milimétricas

Existem algumas resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determinam a utilização de telas milimetradas em ambientes industriais para atender as boas práticas para serviço e fabricação.

As telas milimetradas podem ser usadas em diferentes setores da indústria, incluindo alimentos, farmacêutica e cosméticos, para garantir a qualidade e segurança dos produtos.

As normativas são redigidas especificamente para cada segmento. Veja abaixo o que especifica cada resolução.

O que a legislação determina para área de alimentos?

Na área de alimentos, a Resolução nº 216 de 15 de setembro de 2004 apresenta o regulamento técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, instruindo sobre as práticas fundamentais.

No Anexo sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, o item 4.1 orienta sobre as edificações, instalações, equipamentos, móveis e utensílios.

O parágrafo 4.1.4 da legislação determina que as portas e as janelas devem ser mantidas ajustadas aos batentes. As portas da área de preparação e armazenamento de alimentos devem ser dotadas de fechamento automático.

A legislação determina que nas aberturas externas das áreas de armazenamento e preparação de alimentos, inclusive o sistema de exaustão, sejam instaladas telas milimetradas para impedir o acesso de vetores e pragas urbanas. As telas devem ser removíveis para facilitar a limpeza periódica.

A tela milimetrada citada na resolução é o modelo de tela mosquiteiro utilizado para proteger contra a  entrada de insetos.

Devido às condições de uso, as telas milimetradas mais utilizada são as telas mosquiteiros metálicas:

O que a legislação determina para área de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes?

A Resolução de Diretoria Colegiada RDC nº 48 de outubro de 2013 estabelece as boas práticas de fabricação para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

Essa normativa trata sobre as instalações no item 12.8 do Anexo I, que detalha que as instalações devem ser projetadas e equipadas de forma a permitirem a proteção contra a entrada de insetos e outros animais, mantendo um programa de prevenção e combate dos mesmos, com registros.

Nesta norma não há uma menção direta e especificação sobre a instalação de telas nas aberturas, mas institui a necessidade de proteção contra a entrada de insetos e outros animais.

O que a legislação determina para área de medicamentos?

A Anvisa determina na Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 658 de março de 2022, no capítulo sobre as Disposições Gerais, o artigo 68 determina que as  instalações devem ser projetadas e equipadas para proteger contra a entrada de insetos.

A recomendação é utilizar equipamentos para garantir máxima proteção contra a entrada de insetos ou outros animais.

O que a legislação determina para área de produtos saneantes?

A Resolução de Diretoria Colegiada RDC nº 47 de outubro de 2013 apresenta o regulamento técnico de boas práticas de fabricação para produtos saneantes.

No Anexo I da resolução, o item 12 orienta sobre as instalações e o 12.8 determina que as instalações devem assegurar a proteção contra a entrada de insetos e outros animais, mantendo um programa de prevenção e combate dos mesmos, com registros.

Essa normativa não especifica o uso das telas mas recomenda uma proteção contra a entrada de insetos e as telas podem ser utilizadas para criar essa barreira.

Como atender às resoluções da Anvisa?

Para atender às resoluções da Anvisa sobre o uso de telas milimétricas, o primeiro passo é conhecer as regulamentações e resoluções específicas para o seu setor.

Depois de entender as necessidades do seu segmento será mais fácil escolher um tipo de tela milimetrada que atenda aos requisitos da Anvisa.

A instalação das telas milimétricas deve ser realizada de acordo com as especificações da Anvisa. Isso pode incluir a instalação em portas, janelas ou outras aberturas para prevenir a entrada de pragas e contaminantes.

Outro ponto relevante são as manutenções regulares. As telas milimetradas precisam estar limpas e em bom estado de conservação. Uma análise frequente é necessária para verificar se há danos ou desgaste e a necessidade de substituição da tela.

Para a comprovação da conformidade durante as inspeções regulatórias é recomendado guardar os registros detalhados de todas as etapas relacionadas ao uso das telas milimetradas, incluindo instalação, manutenção e substituição.

Seguir as diretrizes das resoluções da Anvisa quanto ao uso de telas milimétricas reforça o compromisso contínuo com a conformidade e a qualidade.

Para definir a tela milimetrada adequada para atender a resolução da Anvisa referente ao seu setor entre em contato com a nossa equipe e conte com o suporte técnico e o mais amplo portfólio de telas milimétricas (telas mosquiteiro industrial).

Assine nossa news e fique por dentro das novidades